Aftas - Como atenuar seus sintomas

  As aftas são úlceras pequenas e dolorosas que aparecem na mucosa da cavidade oral. Seu aspecto é de uma mancha redonda e esbranquiçada com uma auréola avermelhada.
   É comum que se formem sobre o tecido macio, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no palato (céu da boca) e, raramente, na garganta.      Geralmente desaparecem em dez dias sem tratamento e não deixam seqüelas. As úlceras aftosas mais graves são menos comuns, demoram várias semanas para desaparecerem, necessitam tratamento e podem deixar cicatrizes.
   Suas causas ainda são desconhecidas, embora haja evidências de auto-imunidade.  Podem estar associadas a alterações genitais (ciclo menstrual) e de outros órgãos.           Em muitos casos, ocorre a nítida associação com o estresse emocional ou ingestão de alimentos.
  Ainda que não haja uma cura definitiva para as aftas (podem reaparecer em pacientes com pré-disposição), certas medidas são recomendadas para prevenção da dor:

- Adequada higiene bucal (não agressiva).

- Alimentação com características suave, doce e fria ou morna. Os alimentos ácidos e quentes acentuam a dor.

- Usar enxaguantes orais sem álcool ou bochechos com uma colher de água oxigenada em 1 copo de água.

- Realizar uma consulta precoce ao dentista para que este possa investigar a etiologia do problema e prescrever medicações se julgar necessário..

 Há 15 anos construindo belos sorrisos!!!