Sensibilidade Dentária

   A Sensibilidade dentária é uma condição provocada pela exposição gradual da parte mais mole do dente - dentina, situada por baixo do esmalte dentário. Com esta exposição, milhares de canalículos (túbulos) que compõem a dentina e a ligam a polpa (tecido nervoso) ficam expostos. Estes túbulos são compostos por líquidos que uma vez estimulados pela ingestão de alimentos/bebidas quentes, frias ou doces podem fazer com que o impulso seja levado até a polpa. Com isso, as extremidades nervosas reagem, ocasionando uma sensação desconfortável ou uma dor breve e aguda.

Possíveis causas da sensibilidade:


- retração gengival: causa mais frequente, consiste na exposição radicular na área cervical do dente (colo);
- próteses dentárias com grampos mal adaptados: geram abrasão de esmalte dentário;
- escovação dentária agressiva: uso de escovas duras ou de movimentos fortes podem provocar retração gengival e levar a uma maior exposição da dentina;
- Doenças gengivais: podem ocasionar exposição da raiz dentária e consequente sensibilidade;
- Hábitos de ranger os dentes: poderá estar a provocar o desgaste do esmalte e a expor a camada de dentina subjacente.
A sensibilidade geralmente pode ser tratada e curada. Um dentista poderá prescrever flúor (gel ou enxagüante) ou cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis. . Consulte seu dentista! Ele poderá lhe indicar o tratamento e/ou os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade.

 Há 15 anos construindo belos sorrisos!!!