Como ter uma alimentação saudável na terceira idade

  Qualquer alteração na boca pode comprometer o funcionamento adequado de um órgão consecutivo a ela, que, pela interdependência dos sistemas orgânicos, ajuda a influenciar outros em maior ou menor intensidade, a curto, médio ou longo prazo.
  A ausência parcial ou total de dentes leva a uma redução na capacidademastigatória, pois a pessoa evita alimentos consistentes e fibrosos, deixando de ingerir nutrientes essenciais para a boa qualidade da sua dieta e que contribuem para exacerbar os problemas sistêmicos que, por sua idade, já possa estar apresentando.
 Para voltar a permitir uma função mastigatória adequada às suas necessidades alimentares mínimas na 3ª idade, diversas opções protéticas são viáveis, como próteses convencionais fixas, removíveis, totais, sobredentaduras e próteses fixas sobre implantes.
 Nos últimos anos, a reabilitação com implantes dentários assumiu grande importância entre a população geriátrica. Por melhorar a estética, as próteses implanto-suportadas podem prevenir a perda de autoestima e combater o isolamento social, causados por uma aparência dentária insatisfatória, ou mesmo pela ausência dos dentes. Além disso, com retomada de uma mastigação eficiente e melhoria na trituração dos alimentos, facilita-se a digestão e aumenta-se a absorção dos nutrientes, promovendo uma significativa melhora na qualidade de vida.
  Os implantes dentários funcionam como “pinos” intra-ósseos que são capazes de manter as próteses totais (“dentaduras”) em posição, evitando o seu deslocamento, podendo serem usados também como suporte para próteses fixas. O material desses implantes é o titânio puro, que é compatível com os tecidos bucais, ou seja, não causam danos a cavidade bucal.
  O fato de ser idoso não é uma contraindicação para o uso de implantes. Vários estudos mostram que os problemas cirúrgicos ou protéticos e complicações encontradas em pacientes geriátricos são similares àquelas reportadas em alguns pacientes jovens ou mesmo adultos. O tratamento com implantes deve ser planejado de forma individualizada, respeitando-se as limitações de cada caso, a fim de se alcançar o resultado esperado.

 Há 15 anos construindo belos sorrisos!!!