Como é realizado o tratamento ortodôntico e quanto tempo é necessário ficar com o aparelho?


    Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento maxilo-mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. Prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois esse depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.
 



 

    São pequenos parafusos de titânio que, instalados no osso, geralmente entre as raízes dos dentes, tem como objetivo facilitar algumas movimentações dentárias complexas na ortodontia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



   

    A técnica de inserção dos mini-implantes ortodônticos é bastante simples. São instalados sob anestesia local, geralmente entre as raízes dos dentes envolvidos, tanto na mandíbula quanto na maxila. Faz-se pequena incisão no local e insere-se o mini-implante, manualmente ou com uso de brocas. Quase sempre não são necessárias suturas, já que a incisão é mínima e a recuperação é indolor e rápida.

   A presença de um anteparo metálico dentro do tecido ósseo nos permite fazer movimentos mais precisos e mais rápidos, utilizando o mini-implante como âncora, reduzindo o tempo de ortodontia.
Outras vantagens do tratamento ortodôntico com o auxílio de mini- implantes são: o menor tempo de tratamento ortodôntico e conseqüentemente a redução nos custos; o reduzido tempo cirúrgico para instalação sua instalação; a técnica pouco invasiva; a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais;  o tamanho reduzido dos mini-implantes (o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas); a capacidade de suportar grandes forças ortodônticas e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares.

   Um bom Tratamento Ortodôntico pode transformar a sua vida!!! Um sorriso bem alinhado traz beleza e equilíbrio ao rosto, modificando profundamente sua fisionomia. Dificuldades na fala, mastigação e respiração ou mesmo alguns tipos de dores de cabeça reincidentes, são exemplos em que a Ortodontia pode atuar, melhorando a sua qualidade de vida.Dentes mal posicionados, ou que não se encaixam corretamente, são difíceis de conservar limpos, e, consequentemente, estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças gengivais, entre outros.

 Há 15 anos construindo belos sorrisos!!!