
SC-EPAO-2340
Responsável técnico: Dra. Daniela Dalla Costa (CROSC 8140)
Um bom Tratamento Ortodôntico pode transformar a sua vida!!! Um sorriso bem alinhado traz beleza e equilíbrio ao rosto, modificando profundamente sua fisionomia. Dificuldades na fala, mastigação e respiração ou mesmo alguns tipos de dores de cabeça reincidentes, são exemplos em que a Ortodontia pode atuar, melhorando a sua qualidade de vida.Dentes mal posicionados, ou que não se encaixam corretamente, são difíceis de conservar limpos, e, consequentemente, estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças gengivais, entre outros.

Como é realizado o tratamento ortodôntico e quanto tempo é necessário ficar com o aparelho?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento maxilo-mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. Prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois esse depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.ade dos dentes pilares.

São pequenos parafusos de titânio que, instalados no osso, geralmente entre as raízes dos dentes, tem como objetivo facilitar algumas movimentações dentárias complexas na ortodontia.
a estabilidade dos dentes pilares.
A técnica de inserção dos mini-implantes ortodônticos é bastante simples. São instalados sob anestesia local, geralmente entre as raízes dos dentes envolvidos, tanto na mandíbula quanto na maxila. Faz-se pequena incisão no local e insere-se o mini-implante, manualmente ou com uso de brocas. Quase sempre não são necessárias suturas, já que a incisão é mínima e a recuperação é indolor e rápida.
A presença de um anteparo metálico dentro do tecido ósseo nos permite fazer movimentos mais precisos e mais rápidos, utilizando o mini-implante como âncora, reduzindo o tempo de ortodontia.
Outras vantagens do tratamento ortodôntico com o auxílio de mini- implantes são: o menor tempo de tratamento ortodôntico e conseqüentemente a redução nos custos; o reduzido tempo cirúrgico para instalação sua instalação; a técnica pouco invasiva; a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais; o tamanho reduzido dos mini-implantes (o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas); a capacidade de suportar grandes forças ortodônticas e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares.